
Uma planta rica em proteínas que pode ajudar
a minimizar o problema da fome não só no Brasil.
a minimizar o problema da fome não só no Brasil.
Por: Rogério Dosouto
Conhecida popularmente como “ora-pro-nobis”, a planta Pereskia aculiata pertence à família dos cactos. É uma cactácea nativa da região que vem desde a Flórida até o Brasil. Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Por apresentar ramos repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso como uma cerca-viva intransponível.
Do ponto de vista ornamental, a “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia. Uma outra característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas, tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores.
Após a floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.
Pão e macarrão verdes As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico.
Por apresentarem fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas. Uma boa alternativa é triturá-las com água no liquidificador e juntar à massa do pão, acrescentando ao alimento mais nutrientes e uma atraente cor verde. O mesmo pode ser feito com a massa de macarrão. As folhas podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.
O cultivo mecanizado e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome, mas os políticos são cegos para o que o povo precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas.
Os estudos para o desenvolvimento genético dessa planta poderiam trazer grandes benefícios, mas enquanto isso não acontece, o ora-pro-nobis pode ser cultivado em jardins e quintais, onde suas propriedades nutricionais e ornamentais têm a oportunidade de ser exploradas.
Rogélio Dosouto é produtor de plantas ornamentais
e pode fornecer mais informações sobre o ora-pro-nobis,
além de comercializar mudas para o cultivo.
Contatos pelos telefones (011) 9841.0691 e 4485.0107
e pode fornecer mais informações sobre o ora-pro-nobis,
além de comercializar mudas para o cultivo.
Contatos pelos telefones (011) 9841.0691 e 4485.0107
Pão verde com ora-pro-nobis
Ingredientes
50g. de fermento para pão em tablete
½ copo de água morna
½ copo de água fria
2 colheres (sopa) de margarina
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
500g. de farinha de trigo (pode ir um pouco mais ou menos, dependendo do ponto da massa)
100g. de folhas de ora-pro-nobis
Fonte : http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A03orapronobis.htm
Gato Vadio.
Olá!Meu doce amado gato vadio...Primeiramente um beijão e um abraço bem apertado...Ora-pro-nobis,que planta maravilhosa é essa !Pode até fazer pão. Vou ver se consigo encontrá-la aqui...Adorei!
ResponderExcluirBoa noite querida aqui em minas ela e mais comum chamamos de carne de pobre pois ela tem mais ppppproteinas que a propia carne sem os efeitos nossivos da carne dai olha eu recomendo pois e show amiga bjs e tenha uma semana repleta de realizações, paz amor e Deus em sua casa queridona.
ResponderExcluirGostei da idéia. Espero que ela venha a vingar na prática.
ResponderExcluirhttp://jardimdasgarrafasdigitais.blogspot.com.br/
Bom dia amigo Ynot.
ResponderExcluirAmigo olha aqui em minas é onde se encontra a amaior parte dessa planta que aqui chamamos de carne dos pobres devido ao seu grande teor nutricional porem nem os prefeitose nem o governo estadual adota isso como uma fonte saudavel de alimentação aos carentes talvez pelo seu baicho preço no mercado ou seja zero dai eles só procuram o mais caro para assim sobrar mais grana nas ppppropinas abraços e uma otima semana.